Água, luz e telefone

   Cuidado! Esses serviços são praticamente essenciais e o consumidor não tem opção de substituição quando os aumentos de preços ficam elevados. Então, a saída é economizar o máximo possível. Os consumidores podem economizar em média 30% dos gastos com tais serviços. Basta lembrar da época do apagão, período em que  a economia de energia foi considerável. Aqui vão algumas dicas para a economia de água, luz e telefone:

  • Quanto à água, a economia é importante para o seu bolso e muito mais importante para o meio ambiente.
  • No caso da energia, tente voltar com os hábitos da época do apagão, pois a economia foi muito grande, mas infelizmente com a eliminação do risco de apagões, o consumo voltou a subir na maioria dos lares brasileiros.
  • É muito importante e fácil verificar se existe fuga de energia na sua residência. Basta desconectar todos os equipamentos das tomadas e desligar toda a iluminação. Se o medidor de energia continuar em movimento, está havendo perda de energia.
  • Teste a borracha da porta da sua geladeira colocando uma folha de papel entre a borracha da porta e o corpo da geladeira, feche a porta e tente deslizar a folha. Caso a folha deslize, a borracha não está vedando bem e está passando da hora de substituí-la.
  • Quando for comprar aparelhos eletrodomésticos, procure os modelos que tenham o Selo de Economia de Energia (Selo Procel).
  • Quanto ao telefone, não se esqueça de que a ligação entre telefones fixos sai muito mais barata e preste atenção também nos horários da ligação, procure sempre usar os horários de tarifa reduzida.

Comentários