Palestra sobre Finanças Pessoais

Palestra já realizada nas seguintes empresas:

Gerdau em Divinópolis – Contagem e Barão de Cocais.
Plasdil – Siderúrgica Valinho – Supermercados ABC – Farmax – Embacol – Indústria de Papéis Bom Pastor – Setormec – Trancid – Prontomed – Centro Vocacional Tecnológico (CVT) – Cimcal em Divinópolis.
Siderúrgica Alterosa em Pará de Minas.
Vissi Calçados – Usigrav em Nova Serrana.

Opções de carga horária:

1 hora – Assunto abordado de forma mais resumida.

2 horas – Assunto abordado com mais detalhe, proporcionando a participação das pessoas nos cálculos financeiros.

3 horas – Assunto abordado com mais detalhe, incluindo o tema Qualidade no Trabalho e proprorcionando a participação das pessoas nos cálculos financeiros.

 

Resumo informativo

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 85,3% das famílias não conseguem pagar todas as despesas com o que recebem. Isso abrange 41 milhões de famílias, que gastam mais do que ganham, significando aproximadamente 150 milhões de pessoas vivendo em domicílios endividados. Isso se deve a dois fatores:

1) Crédito fácil
2) Muitas pessoas querem manter um padrão de vida acima de sua realidade econômica.

É quase impossível que qualquer membro de uma equipe use de sua criatividade e desenvolva bem o seu trabalho quando seu psicológico está sufocado pelas dívidas.

Na verdade, esses dois fatores estão interligados, pois a grande facilidade de obtenção de crédito passa a idéia de que, parcelando as compras, é possível consumir mais.

A procura do equilíbrio é tarefa inglória, exigindo uma mudança de comportamento e um total controle sobre impulsos consumistas e uma perfeita administração das datas tradicionais de compras.

As empresas que valorizam seus funcionários e que se preocupam em prepará-los adequadamente, com certeza, já devem ter atentado para esse dado alarmante. Afinal, é quase impossível que qualquer membro de uma equipe use de sua criatividade e desenvolva bem o seu trabalho quando seu estado psicológico está sufocado pelas dívidas.

Sabem, também, que um funcionário que aprende a administrar seu orçamento familiar e a valorizar seus ganhos certamente saberá dar valor aos bens da empresa e evitará o desperdício. A satisfação pessoal, o bem-estar de cada um e a consciência da importância da viabilidade da empresa resultarão em maior produtividade, o que vale dizer, maior LUCRO.

Objetivo da palestra

Proporcionar às organizações a oportunidade de oferecer aos seus funcionários uma alerta sobre a importância da organização das finanças pessoais, de modo que elas se tornem mais eficientes no uso do dinheiro, com exemplos práticos do dia-a-dia.

Principais temas abordados

  • As principais razões do descontrole financeiro. Como evitá-lo.
  • Desejo x Necessidade.
  • A importância da organização das finanças pessoais.
  • Como usar o dinheiro com eficiência.
  • Cuidados com cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado e empréstimo pessoal.
  • Dicas para economizar nas compras em supermercados.
  • Controle do orçamento doméstico.

Clique aqui e solicite uma demonstração Online sem compromisso!