A análise da sensibilidade identificarmos as variáveis interferem no estudo de viabilidade econômica de um projeto …
Nos estudos de viabilidade econômica, os fluxos de caixas dos projetos de investimento são elaborados a partir de cuidadosa projeção de valores mais prováveis, isso requer estudos muito cuidadosos. Porém, por melhor que tenha sido elaborada a previsão, o fluxo de caixa realizado não será 100% igual aquele projetado inicialmente. Considerar a incerteza associada às previsões é um dos princípios fundamentais da aplicação do capital
É prudente, então, fazermos várias simulações a partir da variação dos parâmetros de entrada das variáveis mais importantes como receitas, custos, quantidade vendida etc. de modo a observar quão sensível é a nossa decisão em relação a pequenas variações dos principais parâmetros de entrada. A análise da sensibilidade serve para identificarmos as variáveis que mais interferem na viabilidade econômica dos projetos, o que nos permite verificar e analisar as varáveis de maior isco do projeto de investimento. Definidas as variáveis que mais interferem na viabilidade econômica do projeto, temos que redobrar a atenção nas projeções feitas para essas variáveis e, se for o caso, refazer essas projeções.
Se um determinado projeto for inviável (VPL<0), podemos fazer a análise da sensibilidade para determinar o ponto de equilíbrio de cada parâmetro (VPL=0), ou seja, o valor a partir do qual o projeto se torna viável.
Como, por exemplo:
1) Qual deveria ser a produção e venda anual para tornar o projeto viável?
2) Qual deveria ser o preço de venda para tornar o projeto viável?
3) Qual deveria ser o valor do investimento inicial para tornar o projeto viável?
4) Qual deveria ser o custo de mão de obra para tornar o projeto viável?
5) Qual deveria ser o custo da matéria prima para tornar o projeto viável?
Caso contrário, se um determinado projeto for viável (VPL>0), devemos fazer várias simulações para descobrirmos os valores dos principais parâmetros que tornam o projeto inviável (VPL=0). Se uma pequena variação de um dos parâmetros tornar o projeto inviável, dizemos que o projeto é altamente sensível ao parâmetro analisado e temos que rever com bastante cuidado as projeções desse parâmetro na composição do fluxo de caixa do projeto.