Aproveitar o efeito de escala e o efeito experiência pode ser altamente vantajoso para as empresas. Ambos os efeitos podem resultar em redução de custos, aumento da eficiência e maior competitividade no mercado …
O efeito escala se concentra em aproveitar os benefícios do aumento da produção, enquanto o efeito experiência se baseia na melhoria contínua impulsionada pela repetição e aprendizado ao longo do tempo.
O efeito de escala, também conhecido como economias de escala, ocorre quando uma empresa consegue reduzir seus custos médios de produção à medida que aumenta sua produção total. Em outras palavras, à medida que uma empresa produz mais unidades de um produto, os custos por unidade tendem a diminuir. Isso pode acontecer por várias razões:
- Uso Eficiente de Recursos: À medida que a produção aumenta, os recursos disponíveis (como matéria-prima, mão de obra, maquinário) são utilizados de maneira mais eficiente, resultando em custos reduzidos por unidade produzida.
- Diluição de Custos Fixos: Muitos custos empresariais são fixos, ou seja, não variam com a produção. Quando a produção aumenta, esses custos são distribuídos por um maior número de unidades, reduzindo o custo médio por unidade.
- Negociação com Fornecedores: Empresas maiores têm maior poder de negociação com fornecedores, permitindo-lhes obter matérias-primas a preços mais baixos.
- Automação e Tecnologia: Com volumes maiores de produção, investir em automação e tecnologias avançadas se torna mais viável, o que pode aumentar a eficiência e reduzir os custos de mão de obra.
Por outro lado, devido ao efeito experiência, os custos de fabricação de um produto tendem a cair com o tempo, devido, principalmente aos seguintes fatores:
- Redução de Desperdícios: Com a experiência, a empresa identifica e elimina ineficiências, reduzindo o desperdício de recursos e o retrabalho.
- Aumento da Velocidade: A familiaridade com os processos leva a uma execução mais rápida e suave das tarefas, resultando em ciclos de produção mais curtos.
- Melhoria da Qualidade: Com o tempo, a empresa aprimora suas habilidades e técnicas, resultando em produtos de maior qualidade e menor incidência de defeitos.
- Inovação e Aprimoramento: A experiência permite que a empresa experimente e introduza melhorias nos produtos e processos, impulsionando a inovação.
- Redução de Custos: Assim como o efeito de escala, o efeito experiência também pode levar a uma redução dos custos médios à medida que a empresa ganha eficiência.
Esses fatores demonstram que as reduções dos custos de produção, devido ao efeito experiência, não acontecem naturalmente, mas como consequência de substanciais esforços e pressões gerenciais para reduzi-los. Se não houver tais esforços e pressões, os custos de produção tendem a subir, em vez de cair. O que gera desperdício e ineficiência em uma empresa é a falta de preocupação com os custos.
Portanto, não basta apenas ficar esperando o tempo passar para acontecer o efeito experiência. Para que ele aconteça e dê frutos, é preciso muito esforço e perseverança na busca de inúmeras oportunidades de redução dos custos de produção. São as pequenas medidas gerenciais que, muitas vezes, parecendo insignificantes isoladamente, transmitem para todas as pessoas envolvidas com a produção a cultura de custos, a qual vai ajudar o gestor na boa colheita dos frutos do efeito experiência.
Com o passar do tempo, uma empresa pode melhorar a sua competitividade devido à redução de custos pelo efeito escala e também pelo efeito experiência. Nesse mercado competitivo, os ganhos obtidos na redução de custos de produção, devido ao efeito escala, devem ser repassados imediatamente para os clientes, a fim de não perder participação no mercado; enquanto o repasse dos ganhos devido ao efeito experiência depende da estratégia da empresa.