A TIR, embora amplamente utilizada na prática, apresenta algumas restrições que a colocam em desvantagem quando comparada com o VPL nos estudos de viabilidade econômica. A MTIR corrige uma restrição importante…
A TIR é uma taxa de desconto que é usada para calcular o valor presente líquido (VPL) de um fluxo de caixa, de modo que o VPL seja igual a zero. Em outras palavras, a TIR é a taxa que torna o investimento inicial igual ao valor presente de todos os fluxos de caixa futuros.
No entanto, a TIR tradicional tem uma limitação importante: ela assume que todos os fluxos de caixa gerados pelo projeto são reinvestidos a uma taxa igual à própria TIR. Isso pode não ser realista em muitos casos, já que os projetos podem ter diferentes oportunidades de reinvestimento. A MTIR, também conhecida como Taxa Interna de Retorno Modificada de Reinvestimento, aborda essa limitação ao permitir a especificação de uma taxa de reinvestimento diferente da TIR original.
A MTIR ajusta a TIR para levar em consideração uma taxa de reinvestimento diferente. Se a taxa de reinvestimento for igual à TIR original, a MTIR será igual à TIR. No entanto, se a taxa de reinvestimento for diferente da TIR original, a MTIR refletirá isso.
A MTIR é útil quando se espera que os fluxos de caixa futuros não possam ser reinvestidos ao mesmo nível de retorno da TIR original. Isso é comum em situações em que a empresa tem oportunidades de reinvestimento com diferentes taxas de retorno, ou quando o mercado oferece oportunidades de investimento alternativas com taxas diferentes.
Enfim, a Taxa Interna de Retorno Modificada é uma métrica financeira que leva em consideração a taxa de reinvestimento dos fluxos de caixa futuros, o que a torna uma ferramenta mais precisa para avaliar projetos de investimento em cenários nos quais a TIR tradicional pode ser inadequada.
No vídeo abaixo faço o cálculo da MTIR com comentários importantes. Assista a outros vídeos viabilidade econômica, gestão de empresas e finanças empresariais no meu canal do Youtube: @celiotavaresvideos e aproveite para se inscrever no canal e ativar o sininho para receber notificações de novos vídeos.