O objetivo de montar uma planilha de financiamento é apurar separadamente os juros, as amortizações, as prestações e o saldo devedor em qualquer período do financiamento. Assim fazendo, podem-se detalhar melhor todos os tipos de financiamento e facilitar as renegociações de dívidas…
Uma prestação contém juros (aluguel do dinheiro) e amortização (pagamento de uma parte do principal). Existem planos de financiamento com prestações iguais (sistema Price), que é o mais comum no comércio em geral. Existem também planos de financiamentos com amortizações iguais, que é o Sistema de Amortizações Constantes (sistema SAC), muito utilizado nos financiamentos em longo prazo. Na realidade, podem-se criar outros tipos de planos de financiamento, dependendo do jeito que queremos amortizar o capital.
Assista a outros vídeos sobre Matemática financeira, Finanças empresariais, Viabilidade econômica e gestão de empresas no meu canal do Youtube: @céliotavaresídeos e aproveite para se increver no canal e ativar o sininho para receber novos vídeos.