As ideias de melhorias nas empresas aparecem a todo momento, mas surge a grande dúvida: Em quanto tenho que aumentar o faturamento para que a melhoria se torne viável?
A análise custo-volume lucro é um estudo financeiro que demonstra a lucratividade do negócio baseado no volume produzido e o montante de custos totais necessários para a produção de determinado lucro. Pode ser também chamada de “ponto de equilíbrio” ou “break-even point”, basicamente trata da compilação e estudo da natureza dos custos e despesas operacionais de uma empresa, classificando-os em variáveis ou fixos, e a partir daí relacionando-os com as vendas totais.
Por meio da análise do custo-volume-lucro pode-se testar a viabilidade de um projeto de curto prazo. Por exemplo, pode-se testar a viabilidade de se contratar mais algumas pessoas na área de produção de uma empresa. É claro que, ao se colocar mais pessoas para trabalhar, espera-se um aumento do volume de produção, a questão é calcular quanto deve ser o novo volume de produção para pagar os custos com a mão de obra contratada.
Pode-se também calcular o aumento nas vendas que justifique a contratação de um sistema de telemarketing, ou a contratação de um gerente de vendas especializado, ou ainda o aluguel de um terreno para ser usado como estacionamento de clientes de uma loja. Enfim, há várias situações que cabe a análise do custo-volume-lucro. A maneira mais prática de se fazer a análise do custo-volume-lucro é usando o recurso “Atingir meta” do Excel.
É bom lembrar que essas análises do custo-volume-lucro devem ser consideradas no horizonte de curto prazo (1 ano) e, se necessário, serem refeitas ano a ano.
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