Antes de desenvolver o estudo de aplicação do capital, é muito importante postular alguns princípios qualitativos que fundamentam o estudo da viabilidade econômica dos projetos de investimento.
A análise sistemática dos projetos de investimento será o instrumental para garantir uma alocação eficiente dos recursos disponíveis. Mas antes de desenvolver os cálculos matemáticos para a análise da viabilidade econômica de um projeto de investimento, é imprescindível postular alguns princípios qualitativos que fundamentam o estudo da viabilidade econômica e financeira de projetos de investimento.
Eis aqui os mais relevantes princípios fundamentais para a aplicação do capital que devem ser rigorosamente seguidos em qualquer análise da viabilidade econômica e financeira de projetos de investimento.
Condições técnicas, ambientais e legais: um projeto de investimento pode não ser viável devido a considerações tecnológicas ou ambientais. O primeiro passo é verificar se há recursos disponíveis e suficientes para o projeto e fazer uma análise detalhada sobre as condições técnicas, ambientais e legais para a implantação da alternativa.
O valor do dinheiro no tempo deve ser considerado sempre: só podemos comparar valores monetários se eles estiverem numa mesma data, pois o capital tem custo e pode sempre ser investido em outros projetos.
Decisões separáveis devem ser tomadas isoladamente: devemos decidir separadamente entre alternativas tecnológicas (o tipo de bem a ser adquirido) e entre alternativas financeiras (as possíveis fontes de recursos para financiar a aquisição do bem). Se não tomarmos cuidado para tratar decisões separáveis separadamente, corremos o risco de que as soluções ótimas fiquem escondidas na análise.
Considerar a incerteza associada às previsões: deve-se considerar a possibilidade de que as previsões não ocorrerem conforme o esperado e simular as consequências desse fato em relação à decisão a ser tomada. É o que se chama de análise da sensibilidade do projeto. É por meio da análise da sensibilidade que se pode descobrir o quão sensível é a alternativa de investimento em relação a pequenas variações nas variáveis principais da alternativa. Com isso podem-se determinar os pontos de equilíbrio e as zonas de inviabilidade dos parâmetros das alternativas de investimento.
A eficácia dos procedimentos depende de sua implantação em todos os níveis gerenciais da empresa: a responsabilidade pelas decisões de orçamento de capital não cabe apenas à alta administração da empresa, em muitos casos, a pré-seleção das alternativas a serem analisadas é sugerida pelo pessoal operacional. Assim, é necessário que os procedimentos sejam claramente descritos e entendidos por todos os níveis gerenciais da empresa. Todos têm que estar envolvidos, e a análise da viabilidade econômica do projeto depende dos dados que vêm de baixo e sua confiabilidade é fundamental.
Somente as diferenças entre as alternativas são relevantes: como consequência direta desse princípio, deduz-se que os custos passados, comuns a todas os projetos não são relevantes para a escolha de um deles. Como, por exemplo, ao analisar a alternativa de substituir um equipamento de uma fábrica, o custo original desse equipamento não tem interesse direto.